sábado, 29 de janeiro de 2011

AULA INAUGURAL DA PÓS EM PSICOLOGIA EDUCACIONAL

Depois de quase um ano e meio de paciência e persistência. Cada matrícula, uma conquista, mas os desafios para o tempo de começar foram muitos, superados um a um. E com a graça de Deus, tivemos nossa aula inaugural dia 17 de janeiro de 2011. E dia 20 do mesmo mês iniciamos as aulas!!
O CONVITE


                                        
                                         As respresentantes da faculdade executora IESN/ FIP, Marlete Euná (segunda à esquerda) Clézia, a coordenadora pedagógica IESN (penúltima à direita) , Ivanilde Carvalho, minha grande colaboradora na montagem da turma (primeira à direita) e finalmente, eu, Rejane de Souza, (primeira à esquerda) mobilizadora e coordenadora do Pólo em Nísia Floresta/RN.

As alunas atentas às explicações de Marlete


                                                   O discurso da aula inaugural

O coffe-break oferecido aos alunos e convidados

O DISCURSO DA AULA INAUGURAL

TEXTO DA AULA INAUGURAL DO CURSO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL DO PÓLO NÍSIA FLORESTA/RN


            Prezados gestores de escolas e futuros alunos(as) da Pós-graduação em Psicologia Educacional, convidados, o sentido de inaugural, como aula, ou como início de um projeto de vida, me remete, inicialmente, ao texto do poeta Thiago de Melo, denominado Estatutos do Homem, quando decreta que, a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra; e que as janelas devem permanecer, o dia inteiro, abertas para o verde onde cresce a esperança.
   A esperança de que a formação contínua dos docentes nisisflorestenses seja o instrumento motivador na construção de uma educação de qualidade, tanto no aspecto técnico, quanto, especialmente, no humano, pois é isto que se deseja dos cursos de pós-graduação: uma aprendizagem alicerçada pela humanização e afetividade. Atualmente, diante das novas concepções  de aprendizagem, sabe-se que a ciência pedagógica não é tudo, se não for animada por um sopro sentimental, que a aproxime da vida do aluno e do ambiente escolar como um todo. Nesse sentido, é papel do docente “ensinar a sonhar”, para que se possa potencializar a faculdade imaginativa do educando, contribuindo, assim, para a sua formação humana e cidadã.
A criação desse curso no município de Nísia Floresta foi permeada de sonho, desejo, desafio, persistência espalhados no caminho. E agora, almeja-se nova aurora,  e o nosso compromisso é o de que cuidar deste broto, que busca, aqui, criar raízes, para que, na vida e nos projetos de cada um, se transforme em flor e muitos outros frutos!Parodiando Charles Chaplin:
            O caminho da educação pode ser o da liberdade, da beleza, da criação produtiva, da afetividade, porém o que presencia, no mundo atual, são sentimentos de inveja e da competitividade envenenando a alma humana. O homem criou a tecnologia para ajudá-lo nas tarefas do trabalho e do cotidiano, no entanto tem-se tornado escrava dela. Os conhecimentos têm tornado o ser humano cético, insensível aos problemas em sua volta. Ele pensa em demasia, todavia sente-se bem pouco. Mais do que tecnologia, o que, nós, educadores precisamos apreender é de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura, pois como bem ensina a poeta Cora Coralina:
Não sei...
se a vida é curta
ou longa demais para nós.
Mas sei que nada do que vivemos
tem sentido,
se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser:
colo que acolhe,
braço que envolve,
palavra que conforta,
silêncio que respeita,
alegria que contagia,
lágrima que corre,
olhar que sacia,
amor que promove
.
E ela finaliza dizendo: Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina.

É essa a mensagem que deixo para vocês neste momento tão especial, tanto para nós que fazemos a FIP quanto para os educadores de Nísia Floresta. Muito obrigada pela a confiança em nós depositada, esperamos construir, aqui, uma turma de sucesso!!

PROFESSORA REJANE DE SOUZA





TOCANDO EM FRENTE

É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir...

A PRIMEIRA AULA


ÉTICA NA PSICOLOGIA EDUCACIONAL





Ministrante: Professora Aparecida, consultora TV FUTURA



Penso que cumprir a vida
Seja simplesmente
Compreender a marcha
E ir tocando em frente.



Cada um de nós compõe a sua historia
Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
De ser feliz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário